Inicialmente a transoeste funcionará em caráter experimental fora dos horários de pico ( entre 10:00 e 15:00 ) em 9 estações com 11 ônibus . Em agosto de 2012 o trecho Barra - Santa Cruz estará concluído , quando isso ocorrer o sistema possuirá 40 km de extensão .
O trecho Santa Cruz - Campo Grande ficará pronto em agosto de 2013 , quando a transoeste estará completamente concluída , possuindo 63 estações e 56 km .
Um dos ônibus que circularão pela transoeste
O sistema beneficiará 120 mil passageiros por dia e terá uma redução de 1 hora no trajeto Barra - Santa Cruz / Campo Grande , em agosto de 2013 , o intervalo entre um ônibus e outro deverá ser de 1 minuto e meio contra aproximadamente 4 minutos do metrô e mais de 10 minutos da supervia , espero que a transoeste seja tão eficiente quanto estejam falando ...
Eduardo Paes ( prefeito do município do Rio de Janeiro ) , Sérgio Cabral ( governador do estado ) e Lula ( ex presidente da república ) hoje na inauguração do sistema . Ambos em frente ao Túnel José Alencar ( o túnel da grota funda ) que liga o Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande . Fonte : g1.globo.com/rj
Os passageiros poderão utilizar o BRT e um ônibus comum pagando a tarifa convencional atual do município do Rio de Janeiro ( que é de R$ 2,75 ) utilizando o Bilhete Único Carioca desde que façam a integração em duas horas , porém quem utilizar o BRT e um ônibus intermunicipal ( ônibus que saem de outros municípios em direção á capital carioca ) pagará R$ 4,95 .
Mais para frente será criada integração com as linhas alimentadoras que serão criadas ( estas usarão ônibus refrigerados e com pintura diferenciada da pintura padrão dos ônibus cariocas ) e com trens .
Dois ônibus que circularão pela transoeste
Exemplo de ônibus das linhas alimentadoras do BRT
Parte interna de uma das estações
Parte externa de uma das estações
Texto escrito por : Gabriel V. dos Santos com informações retiradas do portal G1 das organizações globo http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/06/brt-transoeste-e-inaugurado-no-rio.html
obs : alguns trechos do texto são de autoria própria / imagens retiradas da internet
R E F L E X Ã O P R Ó P R I A :
Primeiramente quero parabenizar a prefeitura do Rio de Janeiro , governo do estado do Rio de Janeiro e as demais instituições que estiveram envolvidas no planejamento e construção da transoeste , ou melhor , que ainda estão envolvidas , pois a obra ainda não está terminada .
O projeto do ligeirão transoeste é sem dúvida muito importante para moradores de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro , beneficiará principalmente os moradores da zona oeste do Rio que por tantos anos sofreram muito em relação a transporte e para falar verdade , ainda continuam sofrendo . Particularmente achei o projeto arquitetônico muito bonito , mas além do projeto arquitetônico , o planejamento me parece bem funcional , primeiramente pelo fato dos ônibus circularem em uma via própria para eles , o que evita os engarrafamentos , problema que a cada dia mais se agrava no grande Rio e também pela promessa de agilidade com intervalos de 1 minuto e 30 segundos , o trajeto entre C. Grande e S. Cruz e a Barra será feito em aproximadamente uma hora ! .
No ano de 2015 o sistema de transporte urbano carioca estará completamente remodelado , teremos além da transoeste , a transcarioca ( BRT que ligará a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão passando pela Penha ) , a transolímpica ( BRT que ligará a Barra da Tijuca e Deodoro , na minha opinião , esse BRT será de extrema importância para os moradores da Baixada e que trabalhem nos arredores da Barra da Tijuca . ) ainda teremos o BRT Transbrasil , que ligará Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont pelo traçado da Avenida Brasil . A linha 4 do metrô será concluída e os ônibus urbanos convencionais que circulam por todo o município carioca deverão possuir recursos de acessibilidade para deficientes e idosos ( creio eu que carroceria rebaixada ) , além de motor traseiro , combustível BIODIESEL e Ar-Condicionado , segundo consta no documento de metas publicado recentemente pela prefeitura municipal carioca .
Em 2015 teremos um transporte mais integrado , mais moderno e mais eficiente ( pelo menos é a promessa feita , vamos ver ... ) . Eu só tenho que parabenizar a prefeitura , governo do estado e governo federal , por todos os projetos e sinceramente espero que todos saiam do papel .
Gabriel V. dos Santos
Rio de Janeiro , 6 de Junho de 2012 ás 18:22
Nenhum comentário:
Postar um comentário